A tabela AWG é usada para converter a medida de um fio da normativa americana para o sistema métrico internacional. Hoje, o padrão dela inclui alumínio, cobre e outros vários tipos de fios.

Não é à toa que essa tabela tem ficado cada vez mais conhecida, devido a sua importância com relação aos fios em geral. Portanto, confira um guia completo sobre ela e entenda melhor sua aplicação no dia a dia.

Como funciona a tabela AWG?

Na verdade, ela surge da necessidade de entender melhor os fios que são vendidos no Brasil. Hoje, existe uma variedade deles que são vendidos em nosso país, mas que ainda contam com a especificação no padrão americano. 

Para resolver isso, é preciso usar a tabela de escalas para descobrir a espessura deles, e assim obter outras informações importantes.

Quais os dados relevantes?

Na escala Americana você vai encontrar vários tamanhos de fios indo de 11.86 mm até 0.020 mm. Mas, não é apenas o tamanho da bitola que será identificado ao usar a tabela de fio AWG. Afinal, ela também indica: 

  • Seção em mm²;
  • Diâmetro em mm;
  • Espirais por cm;
  • Peso grama / metro;
  • Comprimento metros / kg;
  • Resistência em ohms / metros;
  • Por fim, a Frequência Max – 100% do efeito skin em cobre sólido.

Ao usar a tabela você pode partir de uma informação que já se tem para descobrir outras. Por exemplo, ao saber o peso do fio se sabe a frequência e o diâmetro dele e todos os outros dados presentes. 

Como descobrir o diâmetro de um fio usando a tabela AWG

Através da tabela AWG é possível descobrir o diâmetro de um fio, que também pode ser encontrado como bitola. 

Para isso, utilize um medidor de diâmetro e dê voltas com o fio nele até um centímetro, logo depois conte a quantidade das voltas dadas, e, assim, é possível comparar e encontrar a grossura do fio indicada de acordo com a tabela AWG.

Agora, para fios mais finos é comum que a quantidade de voltas seja bem maior. Mas, também pode haver algumas diferenças quanto ao diâmetro por conta da capa de proteção presente em volta do fio.

Onde encontrar fios que seguem essa tabela?

Tem diversos lugares que você pode usar fios e cabos que seguem a tabela AWG. Dentre eles, transformadores, instalações elétricas, reatores, motores e bobinas. Todos eles usam fio de cobre esmaltado, que nada mais é que um fio que é resistente a alta temperatura.

Outro fator importante de utilizar a escala é evitar que algum acidente ocorra enquanto você está aplicando os fios. Afinal, você consegue saber a resistência dele e até que quantidade de energia pode passar antes de se aquecer ou até pegar fogo.

A HOLLYTEC é uma empresa especializada em fios e segue o padrão AWG. Portanto, caso esteja procurando produtos de qualidade e alta resistência, esse é o lugar ideal para você encontrar o que precisa.

Entre em contato com nossa equipe e conte com nossas soluções!

 

Gostou do blog  de hoje? Fique de olho nos próximos conteúdos.