Geradores Elétricos

Um gerador industrial contém componentes sensíveis que necessitam de manutenção periódica visando o bom funcionamento do equipamento, mesmo em se tratando de uma máquina com poucas partes móveis. Por ser um equipamento complexo, é necessário que o profissional esteja plenamente capacitado para manuseá-lo.

Basicamente, a manutenção dos geradores industriais garantem maior vida útil a eles e objetiva atestar a qualidade e seu correto funcionamento. Para isso, são estabelecidos períodos de manutenção em um intervalo pré-determinado, sendo diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente.

 

Intervalos para cada tipo de manutenção

  • Diariamente: Nesta manutenção, é verificado o nível de combustível, e caso esteja em falta, ele é acrescentado. Também é checado o aquecedor de refrigerante para assegurar que ele está firme e no lugar, além da checagem dos sinais de desgaste; da mesma forma, a tubulação de ar é verificada, constatando se ela está devidamente conectada ao radiador, e também verificando se há algum sinal de degradação; também é feita uma inspeção geral para verificar se não há carbono, poeira acumulada, peças soltas ou sinal de corrosão; e também a checagem de óleo, e caso seja necessário, ele é acrescentado.
  • Semanalmente: é feita uma drenagem de água no tanque de combustível, escorrendo ela até que o diesel apareça; no filtro de combustível a água é escorrida com a caixa de filtro;  é avaliada a tensão flutuante do carregador de bateria, realizando um ajuste de tensão caso seja necessário; e é inspecionada o filtro de ar visando retirar detritos e realizar a limpeza periódica.
  • Mensalmente: Todos os meses a bateria é verificada em suas conexões para examinar folgas ou corrosão; é checada também a tensão adequada da correia para verificar qualquer sinal de desgaste; e uma amostra do líquido de arrefecimento é verificada com um hidrômetro, verificando a concentração de refrigerante recorrendo ao manual de serviço disponibilizado pelo fabricante.
  • Semestralmente: a cada seis meses será verificada a ligação das mangueiras do radiador para constatar eventuais sinais de desgaste; é realizada uma mudança no filtro de combustível, não importando o quanto há na acumulação de sedimentos; limpeza do cárter de respiro de acordo com o manual de serviço do fabricante; o filtro de refrigerante é substituído mesmo quando o gerador é utilizado em uma queda de energia não simulada; e o filtro de ar também é substituído, não importando quantos detritos foram acumulados.
  • Anualmente: o sistema de refrigeração passará por uma limpeza completa.

 

Porque fazer essa manutenção?

Por se tratar de um equipamento de alta complexidade, seus componentes demandam atenção periódica, e, portanto, a manutenção de geradores maximiza a vida útil e o pleno funcionamento das máquinas, já que avalia a conservação dos dispositivos.

Uma manutenção bem planejada garante que o gerador industrial dure décadas com o máximo de eficiência, sem dar nenhum tipo de defeito.

Além disso, a manutenção garante a operacionalidade do gerador em condições apropriadas, e, consequentemente, proporcionam melhor desempenho e evita falhas, maximizando a produtividade.

Portanto, acaba sendo econômico a médio e longo prazo, já que ao detectar uma falha em potencial, ela pode ser corrigida logo no começo. Assim, o reparo acaba tendo um custo menor, evitando prejuízos, transtornos e garantindo a distribuição da energia de forma ininterrupta.

Caso a empresa opte em não realizar a manutenção dos geradores, o custo do reparo pode acabar sendo muito elevado, trazendo grandes prejuízos ao empresário.

Por outro lado, é preciso que o profissional esteja qualificado para realizar este procedimento, pois uma manutenção realizada de forma indevida pode causar transtornos desnecessários. Por isso, é importante que as normas estabelecidas pelo fabricante sejam cumpridas “a risca”, pois caso as orientações não sejam seguidas, pode resultar na perda de garantia. Portanto, é importante checar se aquele profissional está apto e autorizado a realizar a manutenção do gerador.

Um bom profissional consegue realizar o trabalho de forma rápida e eficiente, não causando nenhum tipo de problema no fornecimento de energia elétrica durante a manutenção, ainda mais considerando que os geradores são partes fundamentais para qualquer tipo de negócio.

 

Fonte: MMtec Inspeções Industriais